terça-feira, 14 de junho de 2011

Bouga Branca

Mais um dos meus projetos, e esse é o mais novo.
Ganhei essa bouga de dia dos namorados. É uma Bouganvillea Glabra da variedade branca, não sei ao certo a idade, mas tem um trnco ligeiramente grosso, legal de trabalhar.
Aí vão algumas fotos:


Pretendo usar a terceira foto como frente, mas ainda é muito cedo para esse tipo de coisa, então o ideal é buscar inspiração:


Por enquanto ela vai ficar quietinha assim até agosto, e então vou fazer uma poda +ou- assim:

O que sair da poda vai virar estaca que vou deixar "de molho" no enraizador por um tempo e plantar na areia grossa.
Na primavera reenvaso ela para um vaso fundo com bastante granulação e adubo depois de 1 mes pra ajudar na brotação que espero que seja intensa hehehehe

Então, até agosto esse projeto fica parado junto com as demais plantas que estão no aguardo da primavera para serem reenvasadas, transplantadas, arrancadas, coletadas e etc
=D

Próximo post coloco meu pequeno acervo de plantas!

Grande abraço!

3 comentários:

  1. Olá Rafael!!
    Tudo bem?!
    Bom antes de tudo desculpa pela intromissão mas pensei em alguns futuros para sua planta...
    Fiz um desenho que segue aqui → https://picasaweb.google.com/111206833381373052940/Desenhos?authkey=Gv1sRgCL6x04ax5LL8Vg#slideshow/5619185188111623666
    Como ela não é muito grossa, e eu gosto muito de plantas pequenas, pensei em algo compacto que seja harmonioso com o tronco dela...
    Além de você ter uma planta com o layout um pouco fechado mais rápido. Sei que paciência é necessário, mas quando estamos começando, queremos algo com mais cara de bonsai o mais rápido possível... rs
    Tipo, na foto fiz esses dois esquemas que achei super fácil de conduzir...
    Para a imagem da direita representei na foto da sua planta por verde, na imagem do meio segui a estilização com tinta azul...
    Ambas terminariam as podas no final das projeções com tintas e teriam um final +ou- igual aos desenhos, claramente com estética muito melhor, pois meus desenhos não são obras-primas, mas acho que dá para captar a essência do que eu pensei e quis passar...
    Claro que isso é só uma ideia e uma forma de trocar vivências, a planta é sua e você deve dar a ela a sua cara!!
    Mas o galho que seria no tachiagari acho importante você cortar eliminando aquela bifurcação pois é forte demais para o desenho final, além de muito cumprida, podando ali, o ramo que brotar dali te dará conicidade e você poderá baixá-lo bem por ser novo e flexível...
    Tenho feito isso com minhas bougas e tem dado super certo!!
    Crescer, cortar, crescer, cortar...
    Até chegar a conicidade e ramificação ideal!!
    Não me leve a mal, mas só quis ajudar!!
    No mais é só ir trabalhando as ramificações finas!!

    Forte abraço,
    Leonardo Couto

    ResponderExcluir
  2. Leonardo, adorei a sua intromissão hehehehehe
    Pois agora tenho realmente um projeto a seguir, e sem dúvida nenhuma vou seguir o seu!
    Concordo com o que disse sobre o tachiagari, se eu deixar crescer dakela forma, a bifurcação vai ficar cada vez mais grosseira.
    Gostei muito das duas projeções e como ainda não tenho nada no estilo ereto informal acho que vou seguir o da direita, dando uma inclinadazinha nela para a esquerda quando reenvasar.
    Então agora vou esperar até agosto para fazer as podas, "fincar" as estacas e esperar brotar, pra já na primavera reenvasá-la!
    Até lá eu decido direitinho, mas acho que vai ser isso mesmo!
    Mais uma vez obrigado pelas dicas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Por nada cara!!
    Que bom que foi útil e que você gostou!!
    Quero ver tudo que fizeres nela!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir