terça-feira, 21 de junho de 2011

Meu pequeno acervo!

Como eu tinha dito, hj vou postar meu pequeno acervo de plantas. Em breve espero conseguir aumentá-lo!
Aí vão as fotos:

 Buxinho brotando depois de ter secado alguns galhos. Parece que agora ele está melhor! Em agosto vou cortar aprte do torrão e reenvasar sem mexer no que ficar. No vaso que ele está não tem mais para onde as raízes crescerem e ele deve estar com falta de nutrientes.

Bouganvillea branca, minha mais nova, está de repouso enquanto não faço uma poda que também será em agosto e o transplante na primavera.

Murta 01. Particularmente gosto muito dela, pois a acompanho desde a semente, assim como a próxima murta.

 Mexerica que plantei através da semente também e venho acompanhando. Gostaria de saber porque as folhas estão um pouco murchas, enrugadas...

 Murta 02, irmã da outra acima hehehhe

Pitanguinha. Essa está comigo desde o meu início, tem a mesma idade da minha acerola, mas está desenvolvendo muuuuito devagar...

Estacas de amora. Essas duas de maior calibre começaram a brotar a pouco tempo. A em Y tem umas 3 semanas que brotou e a mais grossa pouco mais de 1 semana que a gema saiu do sono.

 Pitanga 01, está em recuperação após uma coleta de um barrtanco feita na época errada do ano e com poucas raízes capilares. Até que está num bom estado com relação a outra a seguir.

 Estaquinhas de amora. Com cerca de 2 meses, na segunda semana após a coleta já começaram a brotar e inclusive frutificar. Retirei as amoras ainda cedo para que não prejudicassem o desenvolvimento das raízes e futuros galhos.

Acerola. Tem a mesma idade da pitanguinha, como eu disse, mas está muito mais desenvolvida. Coletada a cerca de 1 ano e meio, tinha menos de 10cm de altura. Parece que ela gostou mais do escorredor! Aramei dando forma de han-kengai e dei uma sinuosidade no tronco principal. Se a cascata não me agradar deixo o galho apenas como sacrifício e mantenho a sinuosidade do outro para algum futuro estilo.

 Pitabga 02, se recuperando assim como a 01. Está em condições um pouco piores, mas os galhos ainda estão verdes por dentro e as folhas não secaram totalmente. Planta que vai ser difícil de trabalhar devido a falta de ramos em um dos lados, pois foi retirada de um barranco...

 Bouganvillea vermelha. Estilo raíz sobre pedra, ramos ainda em formação e estilo da parte aérea indefinido... Na primavera farei o reenvase descobrindo a pedra que está enterrada a cerca de 8 meses.

 Jabuticabas. Em recuperação, estavam no mesmo barranco que as pitangas. Apesar da ausencia de folhas (que secaram e caíram) os galhos ainda estão vivos e não secaram.

 Pequena romã pedindo para ser reenvasada.

Não parece muito, mas tem 4 mudas de ficus plantadas provisóriamente nesse canteiro. Comprei um vaso onde os 4 estavam plantados, disputando por espaço, então coloquei eles aí para que pudessem se desenvolver melhor até que eu os reenvase na primavera. Estão comigo a cerca de 3 meses.

Assim que eu conseguir capitalizar legal vou adiquirir algumas novas mudas. No quintal da casa da minha mãe tem algumas mudas de acerola que irei coletar e disponibilizar aos amigos de Juiz de Fora. Vou plantar também algumas sementes de resedá amarelo e retirar um goiabeira de uma rua na primavera, então, espero poder fazer um post ainda maior em meados de setembro, já com meu novo acervo!

Grande abraço!

7 comentários:

  1. Amigo Frodo, parabéns pelas escolhas !!!
    Tem bastante material e muit promissor por sinal.
    Gostei das experiencias com estacas, tive dificuldades e preciso me aprimorar.
    Algum delas é yamadori ?
    Estarei acompanhando.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Então Bruno, as Pitangas e Jabuticabas são Yamadoris de plantas mais velhas, que cresciam em um barranco na casa da minha avó. A acerola e a pitanga pequenininha são coletas de mudas ainda novinhas, esqueci o nome oriental pra isso hehehehe
    Tenho que me aprimorar mais em yamadoris, até agora fui bem sucedido em poucos =/
    Eu tinha uma romã mais parrudinha que veio a falecer depois de uma intervenção muito violenta provavelmente numa época do ano ruim...
    Continue acompanhando! abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ola tava tentando fazer um bonsai com o pé de amora mais ai ele paral de broto as folhas ficarão velhas, literalmente ele parol de brota, olhando na net ler que tinha de retira todas as folha e proteger do sol, deu certo voluto a brota cada centímetro com uma fruta mais perdeu as característica de um bonsai ta ficando grade o que fazer?
    Grato
    Alan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alan, eu estava conduzindo algumas amoras, mas as mudas que eu tinha (que foram tiradas via estaquia) são de uma espécie de amora que tem entrenós muito grandes e folhas grandes também. No meu caso acabei desistindo de conduzi-las devido às dificuldades. Imagino que a sua deva ser dessa mesma espécie. Ela não ramifica de forma satisfatória para um bonsai de porte médio...
      O que eu aconselho a fazer e conduzi-lo como um bonsai de porte grande, chamados de Kifu ou Chu. Dê uma olhada nesse post que fala sobre os tamanhos: http://aidobonsai.com/2011/03/19/os-tamanhos-e-as-medidas-do-bonsai/

      Não se preocupe, pois bonsai não necessariamente deve ser uma planta pequena! Boa sorte com sua amora, é uma espécie que dá belíssimos exemplares, mas exige certa paciência extra pra ela se desenvolver bastante, engrossar e ramificar.

      Abraço!

      Excluir
  4. OLá, eu estou tendo dificuldade com estaquia de amora, gostaria de saber se ao retirar o galho eu devo colocar na agua para enraizar ou plantar direto no solo.
    e outra duvido é necessario cortar os galho e folhas existentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adora, primeiramente obrigado por passar por aqui!
      Peço desculpas a todos por não estar atualizando o blog, mas morar tão longe das minhas plantas tem me deixado meio relapso =(
      Agora com o fim do inverno espero ter mais tempo para trabalhá-las e postar mais fotos!

      Sobre as amoras, a estaquia delas é simples, desde que feita numa época boa e com alguns cuidados extras.
      Primeiramente, espere até a primavera para fazer as estacas, se for usá-las para bonsai, utilize galhos com uma boa ramificação e/ou movimento pro futuro tronco do bonsai. Eu acabei usando galhos com pouco movimento que não me deram muita saída depois.
      O ideal para estacas é você usar um substrato bem fácil da planta enraizar, tipo areia grossa. Só tenha cuidado para que a areia não seque demais e também não fique muito molhada, para que o galho não apodreça. Amora apodrece fácil se descuidar!
      Coloque as estacas em um lugar sombreado, pra evitar que ele perca muita água por evaporação.
      No mais, é ficar de olho na água e depois de um ou dois meses, transferir as mudinhas pra um substrato melhor, com MUITO cuidado, pois as raízes ainda são muito frágeis. Faça isso de preferencia na sompra pras raízes capilares não secarem e acabarem morrendo.
      Qualquer dúvida é só falar!
      Abraço!

      Excluir
  5. quero seu telefone pois estou iniciando com bonsai agnaldomil@hotmail.com agnaldo viana facebook

    ResponderExcluir