quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sementes, canivete e início da floração...

Olá a todos! Agora estarei de volta sempre postando e atualizando o blog, então aí vai um pouco do que observei e adquiri no dia de hoje.

Pela manhã estava indo a um compromisso a pé e passe na rua onde morei alguns anos que tem algumas árvores de Murta. A um ano atrás, quando eu estava inciando na arte do bonsai, resolvi num dia que passava por uma dessas árvores pegar algum daqueles frutos vermelhos bonitos que dão na Murta e plantei 4. Dos quatro, dois sobreviveram e estão sendo conduzidos por mim nesse tempo. Retornandoao dia de hoje, quando apssei lá pela manhã, resolvi (na volta) pegar algumas sementes pra plantar de novo. PEguei uma quantidade razoável de frutinhos pra enterrar e esperar que brotem hehehehe
Aí estão os danadinhos:



Assim que der vou plantá-los num cpinho e esperar que brotem. Devo fazer também o que o amigo Nickyfury do fórum disse que está fazendo com mudinhas dele, "juntar" umas 3 para que formem um trnco mais grosso mais rápido.

Antes de pegar as sementes, passei numa dessas lojas de esportes/aventura e comprei um canivete simpático que eu já tinha visto por lá. Me parece que tem uma lâmina boa e será usado para alporques e etc.



Reparei essa semana que aos poucos minha Bouganvillea branca está florescendo! Está uma gracinha ela hehehehehe
Dá até pena de podar mês que vem... mas não tem jeito, mes que vem ela "entra na faca" e se td der certo vou ter algumas estacas para reproduzir.



Pra quem não conhece essas aqui são as Murtas que eu falei ali em cima:


Hoje em dia elas estão maiores um pouquinho e brotando!
E pra ter um cunho informativo, aí vai a ficha técnica da Murta:

  • Nome Científico: Murraya paniculata
  • Sinonímia: Chalcas paniculata, Murraya exotica, Chalcas exotica
  • Nome Popular: Murta-de-cheiro, murta, murta-da-índia, murta-dos-jardins, jasmim-laranja, dama-da-noite
  • Família: Rutaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Índia e Malásia, Sul e Sudeste da Ásia
  • Ciclo de Vida: Perene
A murta-de-cheiro é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para a formação de cercas-vivas, a murta-de-cheiro apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada. Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, glabros, perenes, brilhantes e de coloração verde-escura. Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca ou branca-creme, com perfume que lembra jasmim e flor-de-laranjeira. Os frutos são do tipo baga, oblongos, carnosos, pequenos, de coloração vermelha a alaranjada e são muito atrativos para os pássaros.
Na antiguidade, os ramos floridos de murta-de-cheiro eram usados para confeccionar arranjos que adornavam os cabelos das noivas. Adequada para cercas vivas formais ou informais, ela apresenta rápido crescimento quando jovem, que vai decrescendo com a idade, reduzindo sua manutenção. Para a formação de cercas vivas, plante as mudas distanciadas em um metro umas das outras. Também é adequada para a arte do bonsai, devido às folhas pequenas e floração decorativa.
A murta-de-cheiro é sensível a cochonilhas, pulgões, nematódios, mosca-branca e clorose férrica. Além disso é hospedeira do psilídeo Diaphorina citri, transmissor do Greening dos Citros (doença causada pela bactéria Candidatus Liberibacter americanus). Esta doença causa sérios prejuízos econômicos à citricultura, motivo que levou algumas cidades a realizarem programas de erradicação da murta-de-cheiro do paisagismo urbano e rural. Devido a facilidade de propagação pode tornar-se invasiva.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente; principalmente no primeiro ano após o plantio. Podas de formação e desfolhamento na primavera estimulam a renovação da folhagem e adensamento da planta. Aprecia o clima tropical, subtropical e mediterrâneo, tolerando o frio moderado, sem no entanto tolerar geadas fortes. Adubações semestrais e suplementação com quelatos de ferro ajudam a prevenir a clorose férrica e fortificam a planta. Multiplica-se por sementes e por estaquia dos ramos semi-lenhosos.

fonte: http://www.jardineiro.net/br/banco/murraya_paniculata.php


Abraço a todos!!!

2 comentários:

  1. Bem providencial seu post meu amigo.
    Peguei sementes como estas no Granbery e estava a pesquisar que planta se tratavam e agora já sei !!!

    Bela a floração da sua bouga também. Suas plantas parecem sempre bem saudáveis. Está de parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Bruno!
    Quanto as sementes, pode plantar assim com o fruto e tudo mais! Se não me engano quando plantei as minhas elas estavam apenas ligeiramente secas, pois as peguei do chão. Depois de algum tempo brotaram e pegaram bem!
    Valeu pelo elogio as minhas plantas heheheh
    venho tentando conduzi-las direitinho conforme vou aprendendo mais!!

    Abração

    ResponderExcluir