domingo, 21 de agosto de 2011

Trabalhos de Domingo

Pra quem não viu o post de ontem, deem uma olhadinha aí também:

http://frodobonsai.blogspot.com/2011/08/trabalhos-de-sabado.html

Hoje eu estava decidido a podar a bouganvillea e fazer umas estacas.
Mas olhei muito pra ela e depois de uns 30 minutos tentando avaliar o melhor a fazer decidi não fazer nenhuma intervenção aérea agora e esperar pela primavera para reenvasa-la e coloca-la num escorredor grande.
Tenho duas possíveis frentes. Uma visando um estilo Chokkan e outro visando um Hokidashi.

o Chokkan não sei como começar... nem ao menos arrisquei uma projeção, já o Hokidashi eu esbocei um projeto, e até agora é o que mais me agrada...

Frente 1:



Frente 2:



Projeção:




Na frente 1 tenho um problema de conicidade invertida em um galho... ele está mais grosso que o galho de onde ele sai...

Enfim, ela vai ficar parada até a primavera e até lá eu me decido qual estilo seguir!

Depois, já que eu estava "com a mão na massa" aproveitei pra passar as outras estacas de amora para escorredores. Eles estavam bem enraizados e embaraçados entre si. O ultimo a ser retirado foi que teve a maior parte das raízes presevada. Aí vão os escorredores preparados para receber as raízes (os CD's são para forçar o crescimento radial das raízes) e elas depois de devidamente colocados nos escorredores:





Como eu tinha prometido no post anterior, aí vai um videozinho mostrando como fiz a pasta cicatrizante:



E então, o que acham da projeção e dos trabalhos de hj?
Por agora acho que não tem mais nada que eu possa trabalhar até que chegue a primavera... Então, se eu der uma sumida do blog de novo, não se preocupem, eu voltarei hehehehehe

Abração a todos!!!

5 comentários:

  1. Os cds são novidades para mim. Ótima solução!!!Agora a bouga acho que deveria podar agora, pois vai sair uma brotação intensa!!!!Ahhh colocaria um pouco de esterco também!!!!!
    Parabens pelos trabalhos!!!!!
    abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola.
    Pretendo fazer projeções também dos meus próximos projetos e acho uma ótima forma de visualizarmos nossas ideias e deixar claro para que os colegas compartilhem também.
    Acho que sua escolha para a frente da bouga está bem adequada !!!
    Quanto aos CD's também não conhecia. Depois detalha melhor pra nós essa técnica.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Opa, os CD's aprendi no ´forum do Atelier do Bonsai. Quando a gnt envasa uma planta nova, o ideal é colocar um CD no fundo do vaso pra forçar as raízes ficarem radiais ao tronco. Dae conforme elas crescem em cima dos CD's elas já ficam de uma forma amais fácil de trabalhar mais tarde. Qualquer dúvida estamos aí!

    Com relação a Bouga tenho medo de o nebari estar enterrado muito fundo e ela acabar ficando pescoçuda... Agora com a projeção em mãos axo que vou acabar me arriscando a fazer a poda sim, aproveitar as brotações primaveris pra já dar a forma que pretendo no futuro!
    Valeu
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Se me permitirem gostaria de opnar a respeito da Bourgaville, vcs falaram a respeito do nebari, pode fazer uma tecnica muito simples que é puxando-a para cima e colocando mais substrato em torna das raízes ou apenas balaçando ou mesmo batendo devagar no vaso, assim podera preencher os espaços sem retirar-la do vaso.Qto aos cds achei diferente e parece que funciona legal. Pode-se usar a tecnica de pregar as estacas e acrescentar hormonio na base , e naturalmente aguardar

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Marcus C.(orkut). Caros, no caso bourgaville, ela não é muito de fazer jin/shari,o tronco não aceita muito bem esse procedimento. Qto a sua planta , ela tem futurão sim , se fosse minha deixaria com a copa mais densa , podando as folhas maiores que surgirem, sem deixa-la crescer muito, mas deixa a brotação fortalecer os ramos para que fique mais "troncuda". Ela tem esse estilo vassoura e fica muito bem com uns vinte a trinta cm de altura, e qdo florir vera que maravilha. Mas não abusa muito no tronco pois a madeira aprodece com facilidade, muito propicia a fungos entre a casca e a madeira do tronco. Espero que tenha ajudado. E gostaria que visitassem minha pagina do orkut e possam dar opinões nas minhas plantas.

    ResponderExcluir