sábado, 20 de agosto de 2011

Trabalhos de Sábado

Nesse sábado resolvi trabalhar um pouquinho pra aproveitar que o inverno está "dando uma pausa" por aqui.

Pra começar eu preparei minha pasta cicatrizante que vou postar assim que der como um vídeo.
Depois fui mexer em umas estacas grandes de amora que estavam pedindo ajuda. Ao tirar do vaso improvisado vi que na verdade elas não tinham enraizado e as brotações tinham vindo das últimas energias das probrezinhas.
Como já tinha preparado a terra e o escorredor, resolvi reenvasar a minha Cuféia e a Romanzinha que estavam provisóriamente nuns vazinhos de violeta. As duas estavam com os vazos apoiados num canteiro e já estavam enraizando lá. Serviu como uma mamadeira provisória pra elas nesse tempo.

Essa aí é a romãzinha:


Ela tem um lado que está com algumas raízes expostas que podem ser aproveitadas no futuro. Por enquanto estilo indefinido.

Essa é a Cuféia (Falsa Érica):


Aqui é ela já envasada no escorredor. Ela tem um shari natural no tronco que eu acho bem bonito, além de umas raízes expostas também.
Visão geral dela:



Essa é a "outra metade" que saiu do shari. Quando a ganhei já estava com essa divisão no tronco e ao remover-la do vaso (garrafa pet) decidi por dividir as duas partes.
 Por enquanto ela vai ficar no meu canteiro improvisado pra ver se ela se recupera. Mais pra frente estou pensando num literati pra ela.


Vejam só o estado das raízes na garrafa pet:
Muuuuitas raízes e terra ruim!


Serrei uma parte do torrão,


 E ficou assim:

Só depois separei as duas e plantei nos respectivos lugares.

Como presente desse fim de inverno a bouganvillea branca me deu uma florada que aos poucos está se tornando cada vez mais linda!!!


Mas infelizmente tenho que fazer uma escolha muito difícil...
Começar a estilização ou deixar a floração!!!
Sei que vai doer mais em mim do que nela, mas amanha vou podá-la.
Os galhos que saírem vão virar estacas que vou colocar na areia e "tacar" hormônio enraízador pra ver se faço umas boas mudinhas pra depois.

Então, amanha teremos mais "mãos à obra" pra aproveitar o tempo livre!
Abração a todos!!!

3 comentários:

  1. Acho que deveria realizar a poda agora, esta na hora limite pra podar, e agora a brotação da bouga é intensa, eu aproveitaria esse momento!!!Grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. São mudas bem jovens, tal como as que peguei recente na ultima semana.
    Talvez as deixasse evoluirem e crescerem mais.
    Se o seu projeto é de movimentos fortes no tronco, talvez já possa fazer para garantir êxito no projeto. Pequenas dá pra brincar legal com movimentos....

    ResponderExcluir
  3. Na primavera já vou envasar a parte da Cuféia que eu falei que coloquei provisóriamente no canteiro, daí já vou começar a trabalhar no literati dela, dando uns movimentos bem sinuosos e tal! As outas vou esperar um tempo pra elas engrossarem no escorredor pra depois trabalhar direitinho!

    ResponderExcluir