quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Yamadori SAMU - parte 02

Aí vão os trabalhos de hoje:

Comprei uma bacia (a maior da lojinha), um ferro de solda baratinho só pra furá-la e um serrote pra quebrar o galho (literalmente) já que aqui eu não tinha nada do tipo.


By luzernejf at 2011-08-25

Depois de furada a bacia ficou assim:


By luzernejf at 2011-08-25
Axo que dá uma boa drenada.

Serrei, serrei, serrei e serrei mais... Depois de algumas bolhas na mão e um braço muuuito cansado, cheguei nesse ponto:


By luzernejf at 2011-08-25


By luzernejf at 2011-08-25


By luzernejf at 2011-08-25

A raíz mais grossa do fundo, que deixava ela muito alta ainda para a bacia que eu arrumei seria impossível de serrar manualmente com aquele serrote cego, ainda mais depois de todo o esforço que eu já tinha feito. Por sorte aqui do lado da minha casa tem uma obra e o encarregado me emprestou uma serra circular manual que me ajudou bastante. O ponto mais grosso que serrei devia ter uns 15cm de diâmetro!!!!

Então enfim ela ficou assim:


By luzernejf at 2011-08-25
Na hora de tirar a fot cortei a parte de baixo e acabou não dando pra ver ela toda, ams já dá pra ter uma idéia. Reparem no fundo o tanto de raíz que foi retirada.

Preparei um substrato com 60% pedriscos e 40% terra de onde ela veio


By luzernejf at 2011-08-25

E depois de plantada ficou assim:


By luzernejf at 2011-08-25


By luzernejf at 2011-08-25


By luzernejf at 2011-08-25


By luzernejf at 2011-08-25

O problema é que cometi um "pequeno grande erro". Não passei pasta cicatrizante nos cortes das raízes... Sad
Estou com medo de isso prejudicá-la muito, fazendo com que ela apodreça de baixo para cima e que por fim ela venha a morrer.

Outro detalhe é um buraco bem fundo que só fui reparar depois de envasada.


By luzernejf at 2011-08-25


By luzernejf at 2011-08-25

E então, o que acharam?
Será necessário retirá-la da bacia para passar a pasta cicatrizante nos cortes das raízes, ou dá pra ficar assim?
Agradeço a ajuda de todos! E aguardo comentários!


PS: Ela tem +ou- 75cm de circunferencia na base que sai da bacia! 

8 comentários:

  1. Espero que tenhas aproveitado as partes que serrou...
    Darão novas plantas!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Leonardo, já tinha me esquecido disso!!! Estou meio sem recipientes para plantar, mas vou dar um jeito de arrumar umas garrafas pet pra fazer algumas estacas!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Caraca Rafa!!!!!
    Belo Frank hein? ehhehehe
    Acho que vai dar certo, cara. A minha serrei também grossas raízes e não passei pasta alguma. Hoje já está recuperada e até florindo.
    Éum belo exemplar que no futuro vai ficar muito show !!! Devido ao grande esforço, siga o que o Douglas falou e deixe-a descansando a meia sombra até que se recupere.
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  4. heuheuehueheu
    Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU
    heuheueheheuhe

    Foi um serviço de salvamento! Cheguei até ela no exato momento que ela foi arrncada, toda esfarrapada e já ia sendo jogada no lixo!

    =D

    ResponderExcluir
  5. corrigindo: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU

    ResponderExcluir
  6. E aí Rafael, beleza?
    Você fez tudo certo. Agora é deixar ela descançar por MUITO tempo. Coletei uma que ficou 1 ano sem mexer, apenas encurtando os galhos.
    Sobre aquele buraco, agora você pode tapalo com massa plástico (tipo durepox) para evitar o acúmulo de aguá, pois a madeira da bouganvilea apodrece muito fácil. Depois de recuperada, e de ver quais as partes vivas da planta, você precisará trabalhar ele.
    mas isto é para depois.
    Abraços
    Ricardo Paiva

    ResponderExcluir
  7. Não tem problema algum não ter passado cicatrizante nos cortes das raízes, um pelo menos, sempre plantei muitas bougas e nunca usei, jamais tive problemas. Agora e muita paciência, rega, meia sombra,enraizador e um pouco de esterco. Acho que vai brotar rápido, mas já tive bougas que ficaram 1 ano encroadas e depois desenvolveram bem. Não deixe enxarcar a terra, bougas não gostam de muita água. Deixa crescer para observar o que a planta vai te oferecer, com certeza te mostrará um belo caminho. Ahhh, o legal que vai ter muita madeira para ser trabalhada. Evite molhar o tronco.Enquanto não brotar vá verificando se o tronco esta verde para ter certeza que ela esta viva. No mais, boa sorte!!!Esta de parabéns pelo trabalho!!!!!!

    ResponderExcluir