quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Yamadori SAMU

Hoje de tarde, eu estava em casa me preparando para sair quando passei pela varanda e resolvi dar uma olhada na obra que está tendo aqui na escola em frente. A uns 2 dias começaram os trabalhos pesados de retirada de um barranco com uma escavadeira. Um Salgueiro e vários pinheiros (não sei qual espécie) já haviam sido assassinados nesses ultimos meses com o andamento da obra por ali, ams uma enorme "moita" de bouganvillea rosa ainda sobrevivia. Até que hoje ela foi brutalmente esquartejada e arrancada pela escavadeira. Quando cheguei na varanda eles estavam começando a "podá-la" com a pá da escavadeira. Por alguns minutos fiquei ali sem saber o que fazer, mas como eu já havia conversado com a coordenação da escola a respeito das plantas que seriam removidas, não pensei mais e corri até lá. Nos ultimos dias tudo que poderia ser aproveitado já havia sido "jogado no lixo", misturado à terra que enche 2 caminões a cada 10min. Só a bouganvillea que ainda estava lá e por sorte eu cheguei a tempo.

No exato momento que cheguei no canteiro de obras o operador da escadeira tinha acabdo de arrancar o que sobrou dela da terra e estava preparando para jogar no caminhão. Depois de alguns acenos de braços e gritos de aviso ele nos viu (eu e um empregado da escola) e despejou a pobre vítma perto de onde estávamos.

Era um verdadeiro monstrinho que apelidei de Mobdick. Enorme e cheia de raízes grossas, pesada e difícil de carregar. Esta é a foto dela depois de arrancada:


Na hora o que consegui para cortar um pouco as raízes foi uma foice. Depois de muita foiçada, foi a parte mais difícil: levá-la pra casa. A minha sorte é que moro em frente, mas carregar uma criança dessas (de uns 30Kg no mínimo) foi muito penoso. O maior problema é a falta de jeito pra segurar...

Deu bastante trabalho, mas consegui trazer ela pra dentro. Quase que ela não passa pela porta estreita da varanda!!!

Em seguida a dificuldade era mante-la pelo menos um pouco umida. Por perto não tinha nada onde coubesse ela, nas redondezas nenhuma loja onde eu pudesse encontrar uma bacia... Por fim arrumei umas sacolas grandes, colei +ou- com superbonder, amarrei e coloquei um pouco de terra.
Aí está ela de duas visões diferentes:



O modo como os galhos foram "podados" deixou ela com essa aparencia de esquartejamento, não sei se serro estas partes ou deixo assim até que ela se recupere...

Aqui está ela com as sacolas pra reter a terra em volta do que sobrou das suas raízes:


Amanha vou comprar uma bacia, um arco de serra pra podar as raízes grossas e um ferro de solda vagabundo pra furar a bacia!

Será que tem futuro?
Essa eu realmente preciso de MUITA ajuda, pois mesmo que não modele ela como um bonsai (gigante) quero que ela sobreviva e quem sabe vire uma bela árvore num sítio ou algum lugar que tenha espaço pra isso!

Vou postar também no fórum do Atelier do Bonsai pra pedir conselhos e ajudas.
Então, quem ajudar ficarei muito grato!

Abração!!!

5 comentários:

  1. Caro frodo,
    Inicialmente meus cumprimentos por tentar salvar esse enorme exemplar. Essa é um dos principios que os verdadeiros bonsaistas passam a diante, o cuidado com a preservação, e voce está no caminho certo.
    Agora, quanto ao futuro, somente a propria planta vai nos responder. Os cuidados necessários, tenho certeza que voce está tomando e a época também está boa para replantio, então tem futuro !!
    Va nos atualizando ,ok ?
    ABs

    ResponderExcluir
  2. Opa Bruno! Pois eh, infelizmente não pude salvar mais nenhuma das plantas que tinham lá... mas vo fazer o possível pra essa dar certo. Hoje vou fazer o que falei, dar uma serrada radical na parte mais bruta, usar bastante pasta selante pra garantir e esperar que a energia que ela tem por dentro (e ela com certeza tem muuuita) consiga fazer ela enraizar e brotar nos próximos meses! Felizmente a época foi boa mesmo e chegando a primavera se td der certo vai ser uma explosão de brotos!!!

    ResponderExcluir
  3. E aí Rafael, aqui é o Leonardo Couto, não consigo postar com meu perfil, então vai como anônimo... rsrs
    Parabéns pela coleta!!
    Só digo uma coisa, por experiência própria...
    a quantidade de madeira morta que essa bougainvillea vai ter no futuro será um grande motivo de preocupação...
    Essa madeira apodrece à toa, perdi boa parte do tronco de uma bem velha que tinha aqui, o apodrecimento veio de baixo pra cima...
    Coloque essa planta em substrato beeeem drenante para evitar ao máximo a retenção de água, acrescente pedriscos, caco cerâmico, areia... deixe a alimentação por conta de adubação... que terá que ser vigiada devido ao substrato pobre...
    Você corre risco grande de que a planta apodreça devido ao numero de madeira que ela vai ter... Eu ia postar isso ontem mas, já tava na hora de sair do trabalho... rsrs
    Conselho de amigo!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Opa valeu pela dica Leonardo! Acabei de finalizar os trabalhos nela, e axo que cometi um erro. Esqueci de colocar pasta cicatrizante nos cortes das raízes... Devo tirá-la da bacia, passar a pasta e depois "envasar" de novo? Também fiquei preocupado com o substrato, usei +ou- 60% de pedriscos e 40% de terra de onde ela veio. Vou postar já já o que fiz hoje.
    Valeu

    ResponderExcluir
  5. Ola amigão, primeiro quero te parabenizar pela iniciativa, de salvar essa pobre Primavera e segundo ela tem futuro sim, mesmo por que eu tenho experiência propía pois tinha uma primavera e consegui salvar dos maquinarios da prefeitura aqui em minha cidade e hoje ela saiu um belo bonsai, a primavera é uma árvore que se finge de morta e derrepente ela renasce das cinzas uma fenix, sucesso amigão. Reginaldo.

    ResponderExcluir