sexta-feira, 11 de maio de 2012

Projeções, uma importante etapa da concepção do Bonsai

Olá pessoal!

     Tenho sentido uma grande dificuldade em "ver o futuro" nas minhas plantas ultimamente e imagino que muita gente também tenha essa dificuldade por aí.

     Portanto comecei a me arriscar a fazer projeções para mim e para amigos. Dessa forma quero melhorar minhas técnicas nos programas de edição de imagem e também aprimorar meu "feeling" da planta (aquela idéia que nos vem à cabeça quando olhamos para um material bruto ou em formação).

     Estou aprendendo que isso é muito difícil! Minhas projeções ainda se parecem muito umas com as outras, falta "desenhar" o posicionamento dos galhos dentro da copa, e falta olhar, estudar, contemplar e aprender muito com a natureza e bonsais que representem os estilos.

     Como com certeza não sou só eu que sente essa mesma dificuldade, dei uma pesquisada rápida aqui na internet sobre o assunto.
No site do Brasilia Bonsai Clube eu vi um artigo interessante relacionado ao meu, falando sobre desenhar a projeção do bonsai:

     Lá o autor da matéria diz:
     "Projetar um bonsai é algo muito, mas muito difícil mesmo. Talvez por isso, aliado a dificuldade que muitos de nós temos para com o desenho em si, é que na verdade não adotemos essa prática interessante e correta de trabalhar."

     Como eu realmente não me dou bem com papel e caneta, tenho me aventurado nos programas de edição de imagem mesmo, mas a "idéia do negócio" é a mesma.

     Pretendo agora adotar essa prática para ir aos poucos refinando minhas técnicas e também minhas plantas.
     Segue abaixo algumas projeções que eu fiz nos últimos dias:

Projeção que fiz para o Douglas do buxinho dele.

 Outra projeção para o Douglas: Angico

 Bouanvillea do Douglas também.

 Bouganvillea Roxa

 Bouganvillea Rosa

Buxinho meu também.

     Sei que ainda tenho muito o que melhorar, mas aos poucos acho que chego lá!!!!
     
     No Atelier do Bonsai temos um amigo que manda bem d+ nas projeções. O Ricardo Paiva realmente desenha as projeções e de uma forma que fica muito bom de entender o posicionamento dos ramos e galhos.



      Adorei a projeção em GIF! Dá pra gente visualizar como a planta deve ser conduzida e o resultado esperado!

      Pra finalizar, mais algumas frases retiradas do artigo do Brasilia Bonsai Clube:

     "Antes de sair cortando, eliminando ramas e galhos, entortando aqui e ali, precisamos primeiro desenhar o que está a nossa frente. Quanto mais detalhistas pudermos ser, colocando mais pormenores em nosso desenho, maiores serão as chances de que, ao passarmos para a prática efetiva, o façamos com calculada retidão, com aprimorada técnica, evitando desperdícios inúteis, ou interferências equivocadas e erráticas.

     Aprender a desenhar o material a nossa frente, antes de atacá-lo com tesouras e alicates, arames e outros meios de agressão, é uma boa forma de estabelecer um primeiro contato de maneira correta com outro ser vivo, que, tanto quanto nós  merece ser reconhecido nesse contexto, ter nossa atenção e nosso respeito. Vamos ao desenho? Começar é fácil, continuar é ótimo e aprender é crucial. Uma nova fase nasce para nós a partir de agora, em que nos empenharemos ao máximo em conseguir algo que parecia, antes, inatingível."

Grande abraço a todos!!!

7 comentários:

  1. Belo trabalho parabéns,uma copa perfeita.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Frodo!!
    Uma etapa importante que precisamos aprimorar.
    Também tenho essa dificuldade e as projeções tem ficado na minha cabeça.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Qual é o software de edição que você utiliza?

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo, por enquanto, como não tenho muita prática nem conhecimento ainda, eu uso um soft free que se chama paint.net
    Ele é bem simples e fácil de usar. Mais pra frente pretendo me aventurar pelo photoshop e cia!

    ResponderExcluir
  5. Prezado, sou de BH e já moro bem uns 10 anos em São Luis no Maranhão, mas como você um aprendiz na arte do Bonsai, tenho diversas plantas, acerola, Romã, ficus retusa, caliandra, junipero, pitanga, araça, e muitas primaveras. Aqui em São luis a arte começa a dar as caras, falta apenas organizar o pessoal, sei que em breve isto acontecerá e será mais fácil o aprendizado e o aperfeiçoamento da arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davidson, deixe algum contato para podermos conversar melhor.
      Conheço mais um aprendiz na arte e queremos tentar organizar algo por aqui.
      meu facebook é: http://www.facebook.com/rafaelfrodo
      Abraço

      Excluir
  6. Rafael,
    Bom dia,
    Nâo curto muito o Facebook mas segue meu Email- davidsonalmeida.adv@hotmail.com

    ResponderExcluir