terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Buxinho São Luís - MA

E aí galera!!!!
Pra não deixar de postar nada nesse mês de dezembro, e antes que o mundo se acabe, vou colocar algumas fotos do meu mais novo projeto. Não sei se já apresentei ele aqui, mas aí vai a história completa:

É um buxinho que ganhei aqui em São Luís da galera do trabalho. Ganhei ele em setembro, fiz algumas podas e como ele reagiu SUPER bem, fiz mais uma poda hoje.

Aí vai então uma foto do dia em que eu ganhei ele:


Assim como em todo buxinho de viveiro, ele tinha essa forma redonda, fechada. Quase sem nenhuma massa verde nos galhos internos... esse seria o primeiro problema!

Aqui dá pra ver que quase não tem folha nos ramos mais internos:


Outro detalhe é que ele tinha muitos galhos entrelaçados e brotando de um mesmo ponto do tronco...




Aqui dá pra ver a confusão de ramo que ele era!














Mais uma foto da confusão de galhos... foi difícil começar a pensar em algo pra ele!





Na dúvida eu comecei a "tesourar" ele... comecei tirando alguns desses galhos embolados...


Devagar ele foi perdendo aquela forma arredondada e começou a mostrar as "peladeiras" de dentro da copa...





Em seguida veio a parte mais trabalhosa... fui podar os ramos deixando apenas dois pares de folhas em cada um... eu passei por TODOS os ramos e galhos, fazendo essa poda... devagar fui retirando as folhas, e cada vez mais dava pra ver que não tinha nem brotação na parte de dentro dele:


Retirei mais alguns galhos,


E dá-lhe tesoura! A planta ficou peladinha:


Isso aí foi no dia 27/09/2012. Daí em diante deixei a planta na varanda aqui do apartamento, com luz indireta e MUITO, mas muito calor! Temperatura média de 28º de dia e de noite... com isso faço regas diárias pela manhã antes de eu sair para o trabalho. Como ela não recebe sol direto, não tem tanta perda de água assim, então uma rega tem sido suficiente!

Hoje resolvi dar mais uma poda nele... gostei muito da forma como ele se desenvolveu nesses dois meses e meio. Pelo visto as condições que ele tem vivido são ideais para um desenvolvimento bom e brotação rápida.

Aí vão algumas fotos dele hoje (18/12/2012)


Nem parece que é aquela mesma planta! Mantive nele um galho de sacrifício (à esquerda). Depois para finalização da planta com certeza ele irá saír.



Mais uma vez fiz uma boa poda nele pra tentar abaixar mais e mais a copa, pra fazer um hokidashi bem compactado:


Os galhos que ainda não tem brotação muito baixa, eu eliminei o máximo possível de massa pra ajudar a desenvolver os brotos dormentes mais de baixo.




Até então essa seria a frente escolhida da planta... ou talvez as costas, pois gosto mais da distribuição dos galhos no outro lado. Por enquanto o galho de sacrifício fica bem na frente...

Agora no fim do mês estarei de folga mais uma vez, aí vou tirar algumas fotos de como está meu viveiro lá em Minas. Espero que esteja tudo certo... minha mãe sempre me esconde quando tem alguma planta mal.

É isso aí povo! Espero que tenham gostado! Aguardo comentários, críticas e sugestões!
Grande abraço!!!

Um comentário: