sábado, 5 de novembro de 2011

Finalizando os reenvases...


Enfim consegui finalizar os reenvases principáis do meu viveiro/jardim improvisados hehehehe
Deu bastante trabalho, gastei quase meio saco de areia grossa (pedriscos), uns 15 escorredores, mas acho que terei material pra trabalhar por bastante tempo agora!!!

Arrumei um adubo líquido próprio para bonsai e vou fazer alguns testes e a partir da semana q vem começo com algumas podas aéreas e estilização de algumas plantas que estão paradas até então!

Aí vão algumas fotos!

Araucárias em fase de teste... coloquei elas no escorredor e dependendo da reação vou começar as podas pra ver como elas respondem e brotam! Fiquei impressionado com a pouca quantidade de raízes que uma delas apresentava, provavelvemente por causa da terra muito argilosa que estava a sufocando!




Essa Azaleia deu bastante trabalho... a terra em que elas estava era péssima (argilosa d+ tb), estava compactada e como ela tinha muuuuitas raízes finas no substrato, perdi uma boa parte delas...
Aí está o início da tentativa de preservar uma parte do torrão:


Essa hora já havia desistido de preservar essa terra vermelha que tinha em volta e estava tentando não retirar muitas raízes em torno do nebari. Por hora não saberei como é a estrutura dele, mas mais pra frente faço outro reenvase e acabo de retirar essa parte que ficou!


Isso foi o que restou de raízes+terra e que preservei na hora de colocar no escorredor:



Resultado final. Uma parte das raízes acabou ficando assim, exposta, mas como as primeiras brotações dela são bem baixas, não tem problema perder um pouco do "nebari" hehehehe



Essas são as caliandaras que eu comentei no post anterior. Estão bem finas e novas ainda. Depois de um mes +ou- vou fazer uma poda baixa pra já começar a estimular a ramificação... Pretendo fazer um pequeno bosque com elas.






Essa caliandra comprei aqui na cidade. Essa é ela no vasinho de "mausai" :



Detalhe de uma raíz exposta e uma fenda no tronco proveniente de uma poda não muito bem cuidada...


Achei estranho ela estar plantada basicamente só em terra preta, mas por ain danão conhecer muito da espécie, mantive uma certa quantidade dessa terra no preparado que coloquei no escorredor.


Acabei desmanchando o torrão, mesmo sabendo que não é muito bom, pra conhecer o nebari dela e entender o que era aquele calo da direita... provavelmente no futuro irei podar aquela raíz mais grossa que estava exposta e pensarei o que fazer com o calo...


Finalizado o transplante:



Essa é uma das Tuias Jacaré que peguei com o Nilson. De início pensei cascata pra ela, mas com o rumo que o reenvase tomou talvez eu mude de idéia.


Mais uma vez terra argilosa e compactada, mas essa tinha um pouco mais de areia e deu pra soltar bem.

 Escolhi esse "vaso" por ser mais fundo caso eu resolva fazer cascata com ela, mas quando a coloquei nessa posição acabei gostando da curva no tronco e talvez no futuro eu mude o estilo dela!


Trabalho finalizado por enquanto!



Essa outra Jacaré vou dar pra minha irmã, fiz essa projeção pra ter uma idéia de qual vaso escolher e qual estilo. Se ficar assim seria estilo cascata... e aí, o que acham??

2 comentários:

  1. Show de bola Frodo !! Ainda tenho alguns reenvases também para finalizar amanhã.
    Onde conseguiu essa caliandra? Já veio com o movimento sinuoso prontinho, né?
    Abs

    ResponderExcluir
  2. E aí Bruno beleza?
    Então, essa caliandra comprei na loja Jardim Contemporâneo, lá no shopping spazio desing. Foi uma promoção do Clickon que comprei pra sacar como era. Paguei 25,00 nela e eles tem mais alguns exemplares razoáveis lá... o problema é o preço! Tudo muito caro.
    O bom de lá é que eles tem alguns vasos legais, no momento só na cor preta, mas ele pode fazer encomenda se quiser, tem vários modelos e cores num catálogo! Fica aí uma dica legal de onde comprar vaso em juiz de Fora!!!

    ResponderExcluir