quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Reenvase Buxinho e preparação de sementeiras

Olá pessoal! 
Comecei a tarde preparando algumas sementes e as sementeireas que comprei. 
Pra quebra da dormencia de algumas usei uma lixa de unha e dei uma escarificada. Algumas não tive paciencia e plantei sem fazer nada mesmo heuehueheu
As sementes de "Saboneteira" e Leucena eu deixei de molho na água e amanha vou plantá-las.
Aí vão algumas fotos:




Quebrei uma pra ver até onde tinha que lixar +ou-:





Com relação às sementeiras, o que é mais indicado? Ficar a pleno sol ou luz indireta? Deixei as minhas na área de serviço aki de casa, pq to com medo de com esse sol todo o substrato secar d+ e atrapalhar...


Depois fiz o que me foi indicado pelo grande amigo e professor Nickyfury do fórum Atelier do Bonsai: podei o torrão com uma serra, sem desmanchá-lo e reenvasei numa bacia mais rasa e mais larga do que o vaso antigo.
Aí vai a foto de como serrei com vaso e tudo!


 


Depois de serrada, a parte que aproveitei foi essa:


Mais ou menos metade do torrão foi podado.


Detalhe dele na "nova casa":







Visões gerais:










Essa é a parte do torrão que retirei:




Reparem que o vaso praticamente não tinha terra mais, era 90% de raízes... axo que isso explica as folhas amarelando e os galhos secos de alguns meses atrás.

Ah, reparei em algumas folhas o que acho ser pulgões. O que é mais indicado para o combate deles?

Abração!!!

6 comentários:

  1. Fala Frodo!! Blz de trabalhos !!
    Vi teu post no forum e as orientações do nicky, contudo, não ficou claro pra mim que tinha que serrar o recipiente junto.... kkkkk.... radicalizou.
    Quanto as sementes, estou colocando as minhas à meia sombra à tarde e estão brotando....
    me diz uma coisa, onde tu achou a sementeira ?
    Abs e parabéns

    ResponderExcluir
  2. Fala bruno!
    Pois he, não precisava serrar o recipiente junto não hehehehehehe
    Eu serrei mesmo pra preservar o máximo0 possível do torrão, pq com o serrote ele ia esfarelar muito se ja tivesse fora do vaso!
    =D
    Mas axo que ficou bom né? hehehehe
    As sementeiras, eu comprei na loja Agrominas, no São Pedro. Bem em frente ao portão São Pedro da Ufjf. A loja é uam bagunça hehehehe, mas tem muita coisa boa lá!
    Comprei as sementeiras a R$2,20 e um saco de terra a R$1,80 se não me engano!
    Ah, créditos ao Douglas que me falou da loja!
    Vou deixar a sementeira na área de serviço aqui de casa, não bate sol direto, mas recebe luz indireta que axo que já vai ajudar.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Tem uma técnica legal para já dar um movimento no tronco assim que as sementes brotam...
    Colocar uma grade em cima da sementeira, tipo grelhas de churrasco, elas se curvam para passar pelos furos e frestas e já criam sinuosidades no tronco!! mas tem que monitorar!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Po, que legal Leonardo, não conhecia essa técnica não, depois vou fazer alguns testes!
    Valeu

    ResponderExcluir
  5. Amigo, tenho um buxinho enorme, tá com um metro aproximadamente, quero começar com ele, posso então fazer esse procedimento? Qual substrato devo utilizar?

    ResponderExcluir
  6. Amigo, tenho um buxinho enorme, tá com um metro aproximadamente, quero começar com ele, posso então fazer esse procedimento? Qual substrato devo utilizar?

    ResponderExcluir