quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Atualizações de novembro!

Olá pessoal!
Voltei pra mais uma atualização mensal!
Infelizmente tenho tido pouquíssimo tempo para cuidar das minhas plantas e a distância de vez em quando deixa algumas vítimas.

As últimas foram duas caliandras... =(
Não sei o que rolou, pq quando cheguei lá elas já estavam secas até a base.

Apesar das tristezas, ainda tenho algumas belas alegrias!
Pra começar a bouganvillea Mobydick que cresce cada vez mais e tem sempre florescido!
Fui tentar dar uma "cavucada" nela com minha retífica, mas acabou não dando tão certo quanto eu queria... =/
É muuuuuuuuuuuuuuuuuita madeira morta e as fresas que comprei acabaram por não dar conta de tudo!!!
Aí vão algumas fotos:


Mesmo depois daquela última poda ela cresceu bastante e ramificou bem também!
A poda ajudou também na floração que veio bem bonita!



Mas vamos botar a mão na massa:



Comecei separando as ferramentas todas, mas no fim fiquei tanto tempo por conta da retífica que nem fiz mais nada... ficou pra depois. Até porque não quero estressar a planta demais fazendo muitas intervenções... quando visitamos nossas "pequeninas" uma vez por mês apenas, não podemos arriscar!!!

Depois de apanhar MUITO pras fresas e pra retífica, comecei a dar um pouco de forma pra parte mais "feia" da madeira morta da Moby:






Essa parte mais reta dela ainda tem muito o que ser trabalhada... meu projeto inicial era algo bem profundo, escavando pra dentro dela em forma de C, mas depois de um dia inteiro de trabalho e poquíssimo resultado, acho que vou mudar de idéia!

Essa visão de cima mostra onde eu queria escavar, mas ainda continua reto:


Depois da Moby que mora em Juiz de Fora, fui à Rio Novo fazer uma nova mudança no meu "viveiro".


A gente não percebe que tem tanta planta até que um dia precisamos fazer a mudança delas... como eu andei carregando escorredor pra lá e pra cá!!!!!!
Esse era o antigo lugar onde elas ficavam:


Até a Milu (cachorrinha vira-lata lá de casa) "ajudou" na mudança


Essa aqui é a nova casa delas. Tenho medo das cachorrinhas lá de casa (3 do porte da Milu) acabarem fuçando nelas e estragando alguma coisa, ainda mais que nesse novo espaço não tem nenhum tipo de cercamento, mas vou fazer um teste por um tempo e se preciso depois eu coloco uma cerquinha ou alambrado pra evitar que elas "avacalhem" com as pobres das plantinhas!


Terra e espaço até tem basntate, o difícil é conseguir um cantinho pras minhas plantas... não posso abusar muito também, pq já deixei minha mãe encarregada de regar as mudas todo dia... então já fiquei bem feliz de conseguir esse cantinho de terra!


Algumas das menores mudas que ainda estavam em caixinha de leite eu plantei direto no chão pra dar um "up" no crescimento.


E por falar em crescimento, fiquei bobo de ver o tamanho que ficou um dos ipês que coloquei em escorredor. Ele estava em caixinha de leite também, tinha aproximadamente uns 10cm e depois de dois meses lá ele praticamente triplicou de tamanho e calibre! Tenho gostado muito também do desenvolvimento dos pitecos! Se bobiar já teria alguns Mames bem bonitinhos! Eles ramificam bem, tem um belo movimento natural do tronco e crescem bem rápido!!!!

No fim eu gostei bem da mudança e de como ficou meu viveiro! Assim que der eu vou colocar um sombrite cobrindo elas pq o verão está chegando e o sol pega forte!


No mais é isso aí galera! Grande abraço!!!!

2 comentários:

  1. Legal Frodo !
    Tens um espaço fantastico na tua casa e deves usa-lo mais cara. A tua mudança de local, assim como as que faço aqui em casa, deve ser também, em função da troca de estação por conta da quantidade de sol né?
    No mais está tudo indo bem cara. Parabéns e um grande abrç.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno! Pois eh cara o espaço lá é grande, mas é pouco negociável... na verdade minhas plantas estão lá sendo cuidadas pela minha mãe. Ela coloca água quando não chove e nada mais, porque esse não é o tipo de coisa que ela gosta muito de se dedicar. Então o máximo que consegui foi aquele espaço melhor pra colocá-las. Se o quintal fosse meu, com certeza eu faria um ótimo viveiro, com bastante espaço... mas infelizmente tenho que disputar espaço com 3 "cachorrinhas", uma horta e um jardim que minha mãe vai fazer ali também.
    Como tenho ficado longe delas, apenas podendo ir lá uma vez por mês, fica complicado de eu acompanhar de perto o desenvolvimento delas. Gostaria de poder estudar mais a insolação do local, mas por enquanto vai ficar difícil de posicioná-las de forma diferente conforme cada estação!
    Agora preciso pensar urgente em um sombrite, porque no verão elas vão sofrer ali!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir