sábado, 5 de janeiro de 2013

Atualização do novo viveiro!

Olá amigos! Conforme eu disse a um tempo atrás, eu precisava muito colocar um sombrite no meu novo espaço pras plantas não sofrerem tanto com o verão, como foi ano passado.

Trabalhei duro com alguns pedaços de madeira velhos que tinha na casa da minha mãe. Fiquei com as mãos cheias de calos por causa das cavadeiras, gastei um bucadinho com o sombrite, mas acho que no fim foi um ótimo trabalho!

Agora elas podem ficar protegidas do sol do verão, além de estarem mais perto da terra, o que proporciona um ambiente melhor para o desenvolvimento.

As pequenas que plantei diretamente no chão desenvolveram de forma surpreendente! Aproveitei o tempo para também colocar no chão as mudas restantes que plantei via sementia.

Com muito esforço e um pouco de improviso, consegui mover minha bouga gigante que estava em Juiz de Fora para a casa da minha mãe em Rio Novo.

Aí vão as fotos:


Na direita dá pra ver um pouco das mudas que estão no chão. No centro a bouga realocada e na esquerda estão algumas mudas que ganhei. Só dá pra ver a pitanga que está na frente, mas atrás tem mais 4 mudas juntas de carambola. Dessas 4 vou pegar duas pra mim e colocar 2 no chão pra daqui a alguns anos ter frutos!


Aqui dá pra ver um pouco melhor as novas mudas. Na esqueda as 4 carambolas e na direita a pitanga. Elas nasceram num carrinho de mão velho que estava cheio de terra, na casa do meu cunhado. Só sobreviveram tanto porque a mãe dele aguava elas de vez em quando! Como não deu pra retirá-las com muita raíz, fiz o que pude para não desmanchar o torrão que consegui e plantei direto no chão. Podei cerca de 70% da massa verde da pitanga e cerca de 50% das carambolas. Acho que elas vão "vingar"!


Aqui a bouga mobydick bem verdinha! Cada vez mais estou trazendo as brotações dela pra baixo!


Aqui no centro estão as mudas recém plantadas no solo. Tenho 3 estaquinhas de bouga, 2 ou 3 ipês, 3 pítecos, 1 sibipiruna e 3 leucenas. Acho que foi isso mesmo que transplantei pra aí! hehehehehe
Ao lado estão as que plantei da outra vez que estive lá. Na foto abaixo vai dar pra ver melhor.


A leucena da frente praticamente tomou conta do espaço, além do mato que está disputando a área com as mudinhas. Cerca de um mês no chão e o desenvolvimento delas foi surpreendente! Logo logo farei podas para redução e ramificação e mais pra frente elas vão pra um espaço menos confinado!


Visão geral do espaço! No futuro vou arrumar o sistema de irrigação cobrindo todo o espaço abaixo do sombrite. Molhar esse tanto de planta na base da mangueira não é mole não!!!



Algumas paineiras que não estavam desenvolvendo bem pois estavam em pequenos potes de requeijão! Agora elas vão dar uma boa esticada!


Visão de cima do sombrite.


Outra visão geral. Acho que agora elas não terão problemas com o sol do meio dia até às 3h. Pela manhã recebem sol pela frente e de tarde um pouco por trás.

Infelizmente não tive tempo de fazer nenhuma modelagem, poda e nem adubação. Foi tudo muito corrido e cansativo, mas gerou bons resultados.
Quando o verão passar volto a fazer pequenas intervenções e modelagens!

O ruim de ficar tão longe delas é que a gente não pode acompanhar de perto o desenvolvimento e com isso acabamos perdendo algumas plantas... dessa vez foi uma caliandra que estava ficando legal. Mudinha ainda muito nova, mas que prometia... =(
Mas o bom é que não faço intervenções demais nas plantas, e quando faço são sempre pequenas coisas. Isso tem sido um bom aprendizado!

Grande abraço pessoal!





2 comentários:

  1. Caro Frodo, hoje também mexi no meu viveiro um pouco, mas para limpeza. O trabalho que conseguiu desenvolver ficou muito bom, ótimo aliás.

    Tens condição de promover um incremento muito interessante para as plantas a partir de agora. Boa condição de solo, espaço, luz e água estão prontas, agora é só a mão do dono mesmo.

    Um grande abraço e feliz 2013!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom , Rafa!!! Como você falou, não temos pessoas para estar de olho por nós, acabamos perdendo algumas plantas. Por isso, eu optei em ter algumas somente, pois estava perdendo várias.

    ResponderExcluir